O que fazer na hora do pânico?

O que fazer na hora do pânico?
O que fazer na hora do pânico?

O QUE FAZER NA HORA DO PÂNICO?

Seja um grão de pipoca ou um acidente mais grave. O pânico toma conta, mas calma, primeiro, tente guardar o pedaço do dente que quebrou no leite ou soro fisiológico. Lave o local da fratura dentária com água morna e procure um dentista o quanto antes para minimizar o trauma. Quanto mais rápido procurar recurso, maiores são as chances de recolocar o seu dente original.

 

Durante a infância é comum que as crianças, que levam milhares de tombos aprendendo a andar, correndo, brincando e andando de bicicleta, acabem batendo os dentes. Por isso é importante que os pais saibam como proceder no caso de um acidente para conseguir “salvar” o dente ou, pelo menos, diminuir o dano causado.

São vários os tipos de traumatismo que podem acontecer com os dentes , tecidos moles             ( lábios, lingua, bochecha), tecido ósseo e de sustentação. Para cada caso há uma indicação de tratamento e controle .

As maiores complicações devido a traumas, tanto nos dentes de leite como nos dentes permanentes, acontecem por falta de atendimento imediato e controle realizados no consultório pelo profissional.

O que é preciso saber:

  1. Que a agressão na face tem como local mais frequente de consequências os dentes anteriores superiores e em segundo plano os inferiores.
  2. Que os pacientes jovens são as maiores vítimas, pelo comportamento mais agressivo nas brincadeiras , pelo estágio de evolução dos dentes em relação à idade.
  3. Que o dente de leite tem raiz e que no seu interior existe um canal por onde passam nervos e vasos sangüíneos (polpa). Também que o dente permanente está sendo formado muito próximo desta raiz, desde que a criança nasce. Assim, existe o risco de haver alguma sequela no dente permanente dependendo do tipo de trauma sofrido.
  4. Que é comum ocorrer, 2 ou 3 dias após o acidente, mudança de cor ou escurecimento da coroa do dente, podendo ou não ser um indício de perda de vitalidade do dente. Neste caso, o dentista é quem irá indicar o tratamento mais adequado.
  5. Que todo dente que sofre traumatismo tem que ter acompanhamento clínico e radiográfico no consultório, pelo período de no mínimo 1 ano e 6 meses para os dentes de leite e de 5 anos para os dentes permanentes, pois podem acontecer complicações decorrentes do trauma ao longo desse tempo .
  6. Que nem sempre o dente afetado por trauma apresenta alteração da cor. E se houver, nem sempre isso indica perda de vitalidade do dente e consequente necessidade de tratamento . Caberá ao profissional avaliar se haverá indicação de algum tratamento ou apenas continuidade do controle periódico.
  7. Que mesmo os “pequenos” traumas nos dentes de leite, onde só há um leve sangramento, precisam de atenção.

 

O que fazer no caso de trauma dental:

 

  1. Se possivel, procure entrar em contato com o Dentista imediatamente, em qualquer horário. Em alguns casos uma orientação adequada por telefone ajuda os pais a lidarem com a situação.
  2. Se houver muito sangramento, procure estancá-lo através de gaze, toalha, lenço ou gelo a fim de ver de onde está vindo o sangue.
  3. Nos casos em que acontecem sangramento e/ou aumento da mobilidade do dente,  pode ter ocorrido uma fratura de raiz, e o atendimento deve ser o mais rápido possível. O raio x poderá confirmar a presença de fratura.
  4. Quando o dente sai parcialmente (luxação ) ou totalmente (extrusão /avulsão) da posição, quanto mais rápido for reposicionado maiores são as chances de ser recuperado.
  5. Se conseguir, reposicione o dente no local da avulsão (sem tocar na raiz; pegue o dente pela coroa) e procure imediatamente o dentista. Caso contrário, coloque o dente num recipiente com soro fisiológico, leite ou saliva e deixe que o profissional faça o re-implante . Se isso acontecer com o dente de leite, o reimplante não está recomendado, pois a chance de sucesso é mínima. Mas é muito importante que o profissional examine a criança o mais rápido possível.
  6. Se o dente “sumiu” e você não o encontrou, é possível que ele tenha sofrido uma intrusão total, ou seja, tenha entrado completamente no osso alveolar. O dentista irá radiografar e determinar o tratamento.
  7. No caso de quebrar uma parte do dente e esta for encontrada, coloque-a no soro, leite ou saliva e procure o dentista, pois dependendo do tamanho do fragmento, é possível fazer sua colagem no dente, recuperando-o esteticamente.
  8. O primeiro atendimento é muito importante e normalmente feito em local especializado, esta fase pode selar o sucesso da restauração dentária e facial. Suturas grosseiras, dentes mal recolocados, certamente responderão como insucesso final de seqüelas estéticas irreversíveis. O cirurgião dentista especializado em cirurgia possui conhecimentos para buscar o melhor resultado final. O atendimento ao traumatizado não cessa após esta fase, é importante e vital a colaboração e acompanhamento do Endodontista nas fases de manutenção e final do caso. Do momento do acidente ao primeiro atendimento os fatores tempo, cuidados com as(s) peças(s) dentárias(s), contenção, cuidados endodônticos, determinam o prognóstico do caso. Atualmente os especialistas conseguem retardar os processos de rejeição intervindo com rapidez e executando efetiva manutenção, obtendo maior tempo de vida na cavidade oral acidentada. Os casos sem estas regras sempre resultam em mudança na cor dos dentes, reabsorções violentas, mobilidade, fístulas entre outras ocorrências

 

A fratura do dente pode ser parcial ou por inteiro. Se for uma lesão pequena o dentista lixa e preenche o espaço, fazendo uma remoldagem do dente. O processo é simples e em uma única visita ao dentista o problema é solucionado. 
Em caso de rachadura, a opção também será o preenchimento com resina, semelhante ao processo de obturação.
Quando a lesão for mais grave pode ser necessário o implante de uma coroa de cerâmica ou porcelana sobre a parte recuperada do dente.
Se a fratura foi mais além e expôs o nervo ou a polpa do dente, o profissional terá que ir mais adiante e fazer um tratamento de canal, quando o interior do dente é limpo minuciosamente pra ficar livre de infecções e inflamações e preenchido com resina.
A extração do dente somente acontece se o dentista não tiver outra alternativa para aliviar a dor, o desconforto e o risco de infecção. Discuta as opções com seu dentista, ele provavelmente irá sugerir um implante, e esse procedimento, da mesma forma, se feito o quanto antes, menores os traumas.

 

 

A Luxação é diferente de dente quebrado ou de fissura, porque o osso sai do lugar, ou seja, ocorre um  desprendimento do dente em relação ao osso da mandíbula ou maxila.

 

Como é possível prevenir traumatismos dentários?

 

evite friccionar seus dentes a objetos duros ( canetas, gelo, abrir tampa de garrafas…)

ranger os dentes – bruxismo

– evitar situações de risco como o uso de andadores para bebês

– ser mais cauteloso com a criança que está aprendendo a andar

– usar a escada para entrar e sair da piscina

– não correr descalço em chão molhado

– usar protetores bucais para prática de esportes de risco

– não andar e/ou correr com objetos na boca ( mamadeira, copo, caneta, brinquedos)

– usar sempre o cinto de segurança quando estiver no carro

Comentar