Tratamento para o ronco e apneia do sono

O ronco e a apneia obstrutiva do sono são responsáveis pela baixa qualidade do sono, o que pode provocar problemas à saúde. Além do problema social, já que o transtorno perturba também as pessoas que dividem o quarto com quem ronca.

O ronco é responsável pelo afastamento conjugal, separando casais que não conseguem dividir o ambiente na hora de dormir por causa do ruído, e também causa constrangimento social. O paciente costuma ter vergonha de dividir quartos em viagens e virar alvo de piadas.

Os distúrbios do sono como o ronco e a apneia podem causar cansaço diurno, dor orofacial, distúrbios temporo-mandibular, problemas sistêmicos cardiovasculares e diminuir o rendimento em atividades físicas.

Para entender melhor este processo, durante os períodos de apneia, o corpo se movimenta involuntariamente na tentativa de desobstruir as vias aéreas, o que impede que o corpo chegue ao estado de sono profundo. Desta forma, ocorre a indução do aumento do cortisol e da adrenalina, que por sua vez, causam um stress oxidativo, principal responsável pelo envelhecimento e surgimento de doenças.

Por isso, é importante o diagnóstico do problema e o início do tratamento adequado. O paciente deve procurar um profissional que faça uma avaliação profunda e observar a alteração no padrão do sono para indicar o melhor tratamento.

Aqui na Vivre a Dra. Daniela Seitenfus está capacitada para realizar o tratamento com a placa de avanço mandibular, conhecida como aparelho do ronco. Um tratamento discreto, silencioso e confortável.

Você pode fazer o seu agendamento pelo telefone (51) 3328.5701 | WhatsApp (51) 99528.5701 ou clicando aqui.