Odontologia Básica

A odontologia básica são alguns procedimentos odontológicos essenciais para manter a saúde bucal.

Higiene Oral: A higiene oral adequada é o primeiro passo para a saúde bucal. Isso inclui a escovação dos dentes duas vezes ao dia, o uso de fio dental diariamente e o enxágue bucal. Isso ajuda a prevenir a cárie dentária e doenças gengivais.

Revisão: Visitas regulares ao dentista para exames de rotina são essenciais. Os dentistas realizam exames visuais, radiografias e avaliam a saúde geral da boca para identificar problemas precocemente.

Limpeza: A profilaxia remove o acúmulo de placa e tártaro, reduzindo o risco de doenças gengivais e cárie.

Restaurações: Quando ocorre cárie, é necessário restaurar os dentes afetados com obturações. Os materiais mais comuns incluem resinas compostas e amálgama.

Tratamento de Doenças Gengivais: O tratamento de doenças gengivais, como gengivite e periodontite, é uma parte fundamental da odontologia básica. Isso envolve a limpeza profunda das bolsas periodontais e, em casos graves, cirurgia periodontal.

Emergências Dentárias: Tratamento de dores de dente, fraturas dentárias, lesões na boca e outros problemas urgentes são parte da odontologia básica.

Tratamento de Canal: Quando o dente encontra-se contaminado/inflamado é necessário remover todo o nervo e vasos sanguíneos do interior do dente. Esta limpeza e posterior preenchimento interno, salva o dente seriamente danificado ao invés de remove-lo.

Extração dentária: Cirurgia de remoção do dente devido a total destruição da estrutura por cárie ou fratura.